Segundo o Dr. Peter Gearhart (Deparetamento de Ginecologia e Obstetrícia do Pennsylvania Hospital), o Papilomavirus acomete uma ampla variedade de animais. Este virus causa tumores provocados por mutações no DNA humano, de macacos, veados, cavalos, bovinos, cães, pássaros e coelhos. O "Los Alamos National Laboratory", nos Estados Unidos mantém um banco de dados da seqüência genômica do papilomavírus e sua árvore filogenética, ambas estão disponíveis na HPV Sequence Database.
O Papilomavirus Humano (HPV) produz tumores epiteliais da pele e mucosa. Mais de 100 tipos de HPV foram detectados, e os genomas de mais de 80 foram completamente sequenciados.
O atual sistema de classificação, que se baseia em semelhanças em suas seqüências genômicas, geralmente correlaciona-se com as 3 categorias usadas para descrever clinicamente HPV: anogenital e / ou de mucosas, nongenital cutâneo, e epidermodysplasia verruciformis (EV).
As infecções de mucosas pelo HVP são classificadas como latentes, subclínicas e clínicas. Lesões clínicas são as mais características, são facilmente identificadas e aparentes, enquanto que infecções latentes são identificadas apenas com testes de DNA viral. Lesões subclínicas são tratadas pela aplicação de ácido acético de 3-5% e posterior observação de sua possível evolução. A maioria das infecções por HPV são latentes; infecções clinicamente aparentes geralmente resultam em verrugas, em vez de neoplasias.
Dentre os tipos de HPV os dos tipos 6 e 11 são normalmente identificadas como de risco baixo porque infecção com estes tipos tem baixo potencial oncogénico e normalmente resulta na formação de condilomas de baixo grau e lesões pré-cancerosas. HPV tipos 16 e 18 surgiram como tipos de HPV de alto risco porque eles são responsáveis por lesões de mais alto grau que podem evoluir para carcinomas, em especial os que têm o anogenital e /ou de categoria mucosa.
É interessante perceber que a maioria dos virus pesquisados até o presente artigo desmistifica um pouco e esclarece a respeito do medo que se instala sobre o correlacionamento entre a Doença HPV e o câncer de Colo. É verdade que devemos sim nos preocupar com a doença, porém, ao menos em princípio, não há necessidade de o portador se desesperar. A maioria dos tipos só causam pequenos tumores (verrugas) e estas são facilmente tratada, mesmo havendo (após o tratamento) um ressurgimento destes tumores.
Gearhart, Peter A. Human Papillomavirus. Emedicine. http://www.emedicine.com/med/TOPIC1037.HTM, 09/04/08